A primeira impressão é a que fica!
- ltdarevivi
- 30 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Você será percebido, querendo ou não.

Por mais que faça de tudo para parecer invisível, você será visto. Se alguma importância será dada à sua existência, aí já são outros quinhentos. Entenda como geramos a tal da boa imagem.
Para começar: a linguagem corporal é o que mais comunica e vai diretamente no inconsciente de quem vê (tão importante e nem faz barulho), você não sabe como, mas no seu primeiro meio segundo de contato já estabeleceu diversas características pessoais na cabeça do outro, que também não faz ideia sobre como computou essas informações a seu respeito. Racionalmente não há como enumerar os indícios que você se baseia, mas a clareza da informação passada é clara! E o que é visto é alcançado e gera opinião.
Como você, leitor, quer que te vejam? Você mudaria sua imagem para chegar onde deseja? Como fazer para sua vontade ser coerente com sua comunicação verbal? A forma como se fala pode te ajudar a ser congruente com o ambiente e alcançar com mais facilidade seus objetivos.
Estamos falando sobre "ir com a cara" do outro.
A apresentação visual corresponde a 55% da nossa primeira impressão: cores, peças de roupa, cabelo bem ou mal cuidado, cheiro, dentes, unhas, postura, movimentos com as mãos, respiração.
55% de responsabilidade para passar um recado é coisa pra caramba!
Pode-se não ter a intenção, mas é difícil esconder quando estamos ansiosos, inseguros, atentos, ou se estamos à vontade, ou determinados, ou resistentes a algo. Por exemplo, ao nos depararmos com pessoas soberbas que querem se fazer de "boazinhas" notamos imediatamente algo que não é real (o que soa falso na hora porque a imagem não corresponde com a postura, com o tom de voz, ou microexpressões faciais). Então, vem à cabeça: “o santo não bateu!”. É a voz do valor pessoal que defende a autenticidade em primeiro lugar. Pode ser que ocorra o contrário pelo mesmo motivo: “meu mais recente amigo de infância”. O que importa é que isso pode ser usado a seu favor. Use sua influência com responsabilidade.
A comunicação também acontece através de características da nossa fala (tom de voz, altura da voz, timbre da voz, velocidade da fala, entre outros detalhes) 38% é sobre como você usa seu discurso. Quanto à mensagem propriamente dita, apenas 7% expressa o que você deseja passar para a sociedade. Seu humor e onde você está vão influenciar sua linguagem. O que é mais adequado para você mostrar no seu trabalho, ou lazer, ou em família? Qual estilo de linguagem serve à sua Missão de Vida? Direcionaremos bem as escolhas a partir do momento em que estivermos mais atentos a esses detalhes.

Guarde essa informação: TUDO QUE É IMAGINADO SER REAL NA NOSSA MENTE, FARÁ COM QUE NOSSAS AÇÕES SEJAM COERENTES COM AQUILO QUE ACREDITAMOS.
Neurocientificamente, o que ocorre é que pensamentos em cascata liberam neurotransmissores coerentes com o que está sendo vivificado em nossas mentes e, então, tomamos atitudes influenciadas por essa química cerebral. Tudo aquilo que não sai de nossa cabeça, seja nossos medos, nossa religião, nosso time de futebol será trazido a nós por escolhas inconscientes (e assertivas) para nos levar àquilo a que damos tanta atenção.
NINGUÉM É IGNORANTE O SUFICIENTE QUE NÃO TENHA ALGO A ENSINAR E NINGUÉM É TÃO INTELIGENTE QUE NÃO TENHA ALGO A APRENDER.
E, apesar de falarmos esse artigo inteiro sobre "parecer" e "impressões", cuidado ao julgar o outro, você pode estar reconhecendo nele aquilo que há em você mesmo. :)
Um super beijo,
Vivi.
Perfeito!!! 🎯
Excelente texto !